Desempenho Ambiental
Nossa gestão ambiental se baseia em três princípios:
1. Redução dos impactos ambientais, de acordo com as prioridades estabelecidas pela Matriz de Relevância, e diagnóstico de emissão de gases efeito estufa feito pela Companhia
Conforme nossa Matriz de Relevância, a gestão da emissão de gases de efeito estufa e de resíduos é a nossa prioridade com relação à mitigação de impactos ambientais. Desde 2018, mantemos uma usina de geração de energia fotovoltaica e temos implantado o projeto frota sustentável, por meio do qual abastecemos nossos veículos preferencialmente com etanol, combustível renovável, contribuindo para a redução de gases de efeito estufa. O diagnóstico de nossa emissão é consolidado em relatórios baseados na metodologia do GHG Protocol e auditados anualmente.
2. Incentivo às ações em prol do meio ambiente em toda a nossa rede de relacionamento, princípio denominado como Influência Sustentável
Mobilizamos nossos stakeholders em prol da mitigação de impactos ambientais em suas atividades. Nossas ações são focadas, especialmente, em associados, clientes e fornecedores. Transcendendo o fato de mantermos cláusulas contratuais de cunho socioambiental, desenvolvemos um programa de comunicação e treinamento de práticas sustentáveis de fácil replicação e de estímulo a novas atitudes em prol da cidadania e da sustentabilidade.
3. Conformidade das nossas práticas, focadas na busca constante ao compliance e certificações relacionadas aos nossos negócios
Contamos com o apoio de uma consultoria externa, que, através de uma plataforma de soluções para gestão integrada, monitora e acompanha diariamente a legislação brasileira pertinente ao setor e informações e atualizações de normas e leis nos municípios onde operamos. Para garantir que nossa atuação siga as exigências legais, realizamos anualmente uma auditoria externa na Algar Telecom. Além disso, periodicamente, conduzimos uma auditoria interna com relação a práticas de compliance de gestão ambiental e reportamos à alta gestão.
Em 2019, a Algar Telecom investiu cerca de R$ 873 mil em proteção ambiental, sendo que cerca de 50% foram destinados a projetos de eficiência energética, com foco em manutenções dos equipamentos, a fim de otimizá-los e de reduzir o consumo de energia, uma vez que é a nossa maior fonte de emissões.
Consumo de energia elétrica
GRI 302-1
Nossa maior fonte de emissões de gases de efeito estufa é o consumo de energia. Cientes disso visamos a eficiência das nossas operações, criando projetos, monitorando e acompanhando indicadores que garantam resultados positivos. Do total investido em proteção ambiental, cerca de 50% foram destinados a projetos de eficiência energética, com foco em fontes de energia limpa. Possuímos políticas voltadas para eficiência energética, que são revisadas todos os anos.
Conheça algumas das iniciativas realizadas:
- Monitoramento no consumo de energia é feito de forma sistematizada, por meio de uma ferramenta via web que permite acompanhar em tempo real o consumo de eletricidade em todos os prédios.
- Aquisição de energia proveniente de fontes renováveis através de contratos no Mercado Incentivado de Energia.
- Substituição gradativa de lâmpadas fluorescentes, quando queimadas, por lâmpadas LED e contínua modernização e automatização dos equipamentos de ar-condicionado da planta.
- A Usina Capim Branco, localizada em Uberlândia (MG), foi construída para atender às necessidades energéticas das operações da Algar Telecom e faz parte do Programa de Eficiência Energética, iniciado pela Companhia em 2010. O projeto fornece energia para 280 estações da Algar Telecom em Minas Gerais, e, em 2019, foi responsável por atender a quase 16% do consumo anual total de energia da Companhia.
- A construção da Usina Capim Branco 2 foi iniciada em 2019. A capacidade de geração da usina será de 5W de potência, e a usina deve ser entregue em 2020.
- O Projeto Coworking englobou a desmobilização total ou parcial de 18 escritórios para ambientes de trabalho compartilhado, favorecendo a economia de energia elétrica.
- Com o intuito de otimizar e modernizar a infraestrutura, em 2019, desativamos 12 sites e 300 equipamentos distribuídos em 140 estações.
Energia acessível e limpa – ODS 7
Em 2019, investimos R$ 428 mil em projetos de eficiência energética, o que corresponde a cerca de 50% do total investido em proteção ambiental, com foco em geração de energia limpa, eficiência e otimização do consumo de energia, uma vez que é a maior fonte de emissões da Companhia.
Implantamos uma usina de geração de energia fotovoltaica, que, somada a outras iniciativas, chega a até 18% do consumo total de energia da Algar Telecom. Também adquirimos energia proveniente de fontes renováveis através de contratos no Mercado Incentivado de Energia,
Com essas iniciativas, cerca de 50% da energia que consumimos passou a ser proveniente de fontes renováveis. Alguns grandes destaques e progressos foram:
- Manutenção de políticas energéticas e governança de indicadores de eficiência e planos de investimentos em energias limpas – monitorados pela alta administração;
- Monitoramento em tempo real do consumo de eletricidade em todos os prédios;
- Uso crescente de energia limpa no abastecimento de veículos e geradores, com monitoramento integrado e online de todas as unidades.
- Mais de 2,3 milhões em custos evitados com os projetos de eficiência energética;
- Redução de Opex em energia e locação de imóveis.
Emissões de gases de efeito estufa
Elaboramos o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) anualmente, desde 2012. Para medição, consideramos todas as unidades produtivas sobre as quais temos controle, ainda que compartilhado. O inventário é elaborado na ferramenta de cálculo do GHG Protocol, que é baseado em metodologias internacionalmente reconhecidas, e buscamos mapear as oportunidades de redução das emissões de GEE em nossos processos e operações.
Nosso inventário é publicado e auditado. A publicação é feita no registro público de emissões, por meio da plataforma do Programa Brasileiro GHG Protocol, que atualmente é o maior banco de dados de inventários corporativos da América Latina, e a auditoria é realizada pelo Instituto Totum, que atua tanto no mercado regulado, por meio de várias acreditações junto ao Sistema Brasileiro de Certificação, quanto em iniciativas de autorregulação. Com a auditoria realizada por terceira parte independente, agregamos mais credibilidade, confiabilidade e transparência no processo de mensuração e relato das nossas emissões de gases de efeito estufa.
Em 2019, emitimos 6.642 toneladas de gases de efeito estufa, sendo 1.042 toneladas de emissões diretas (escopo 1), 4.302 toneladas de emissões indiretas de energia escopos 2, e 1.298 toneladas de emissões indiretas de escopo 3 (representa emissões em atividades sobre as quais a Algar Telecom não possui ingerência).
Mesmo com a expansão das operações no Nordeste do País, com presença comercial em todas as capitais da região e entrada em novas localidades, conseguimos manter nossas emissões praticamente estáveis, com um aumento 1,5% do total de emissões da Algar Telecom. O resultado é fruto dos esforços voltados para melhorar a eficiência energética de nossas operações e da priorização dos abastecimentos de nossa frota flex com etanol, combustível renovável menos poluente.
As metodologias utilizadas para o monitoramento das emissões são: The Greenhouse Gas Protocol – Corporate Accouting and Reporting Standard (WRI/WBCSD); IPXX 2006 Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories; IPCC Fourth Assessment Report, Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol (GVces/WRI); e publicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Indicadores ambientais | 2017 | 2018 | 2019 | Δ 2019/2018 |
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Emissões de gases de efeito estufa - diretas - escopo 1 | 1.693 | 870 | 1.042 | 20% |
Emissões de gases de efeito estufa - indiretas - escopo 2* | 4.909 | 4.138 | 4.302 | 4% |
Emissões de gases de efeito estufa - indiretas - escopo 3 | 1.280 | 1.537 | 1.298 | (16%) |
Total de emissões | 7.882 | 6.545 | 6.642 | 1,5% |
*Foram contemplados os seguintes gases de efeito estufa (GEE) regulados sob o Protocolo de Quioto: CO2, CH4, e N2O e a família dos hidrofluorocarbonetos (HFCs).
Ação climática – ODS 13
Contribuímos com o ODS “ação climática”, promovendo a comunicação e conscientização de temas sustentáveis para nossa rede de relacionamento, especialmente para a comunidade em que estamos inseridos. Influenciamos nossos parceiros por meio do Programa de Relacionamento e Compliance de Fornecedores. Mais do que criar cláusulas contratuais de cunho socioambiental, a Empresa criou um programa de comunicação e treinamento de práticas sustentáveis de fácil replicação e de forte estímulo a novas atitudes em prol da cidadania e sustentabilidade, e trabalha temas para contribuir com a redução de impactos em relação às alterações climáticas que acontecem em decorrência de nossas atividades.
Contamos com um Comitê de Sustentabilidade que é constituído por associados de todas as localidades de atuação da Algar Telecom. O Comitê possui papel fundamental dentro da organização e foi reconhecido pelo Guia Exame de Sustentabilidade, o que já foi um dos pontos de destaque e colaborou para recebermos pelo sétimo ano consecutivo o prêmio da Telecom mais Sustentável do país. Esse Comitê possui o objetivo de ajudar a mobilizar toda a Empresa em prol do tema de sustentabilidade por meio de ações de conscientização como: consumo de energia, água, papel, uso de copos plásticos, plantio de mudas, entre outros. Com isso, conseguimos estimular toda a nossa rede interna, gerando resultados significativos nos últimos anos:
- Redução e/ou eliminação de uso de copos descartáveis na maioria dos nossos escritórios;
- Conseguimos reduzir em mais de 20% nossas emissões desde 2013, ano em que começamos a realizar o inventário de gases de efeito estufa;
- Mais de 6 mil toneladas de CO2 equivalente evitadas com a parametrização dos abastecimentos de nossa frota com etanol;
- 70% de resíduos gerados na empresa são recicláveis, e são destinados a cooperativas.
ISO 14001
Contamos com a certificação ISO14001, norma relacionada ao sistema de gestão ambiental. Para a manutenção desse selo, a Companhia é submetida, anualmente, a auditorias pela empresa TÜV NORD Brasil, um dos primeiros organismos de certificação ISO 9001 no Brasil. Em 2019, conquistamos a certificação pelo nono ano consecutivo.
Gestão de resíduos e logística reversa
Em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), realizamos a logística reversa dos eletrônicos que inserimos no mercado, garantindo a destinação adequada dos materiais. Mantemos postos de coleta para que as pessoas – clientes ou não – possam depositar baterias, celulares (inclusive de outras operadoras) ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos. Os materiais são recolhidos nesses pontos de coleta periodicamente e passam por um processo de separação, para os que podem ser reaproveitados sejam devolvidos à indústria. Em 2019, coletamos mais de 1,6 tonelada de eletrônicos. Posteriormente, os demais resíduos são enviados para empresas de reciclagem especializadas no manuseio de produtos potencialmente perigosos. No período, também foram recolhidas para reciclagem mais de 197 toneladas de papel, papelão e plástico.
Produção e consumo sustentáveis – ODS 12
Contribuímos com o ODS “produção e consumo sustentáveis”, promovendo ações e programas para a melhoria de metas sustentáveis.
Para contribuir com a meta de alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais até 2030, realizamos investimentos em fontes renováveis, como na usina fotovoltaica e compra de energia no mercado incentivado, relatada na iniciativa de eficiência energética. Também buscamos reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos protocolado nas prefeituras dos municípios onde atuamos. Atualmente o perfil de geração de resíduos nas atividades administrativas da empresa é de 70% de recicláveis, além de iniciativas internas de conscientização para consumo consciente de energia, água, papel e copos descartáveis.
Colaboramos, ainda, com a meta que busca incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis até 2030. Nesse sentido, realizamos ações para inspirar nossos stakeholders a realizar práticas sustentáveis.