Transformação Digital

A sociedade está passando pela quarta revolução da comunicação e da indústria, marco histórico que já mudou e mudará ainda mais a forma como nos relacionamos, vivemos e trabalhamos. A velocidade das mudanças é acelerada e gera alterações abruptas que estão modificando o mundo em que vivemos, através do desenvolvimento e da incorporação de novas tecnologias ao cotidiano das pessoas. Nesse contexto, a conectividade é fundamental. A Algar Telecom está comprometida em buscar tendências e soluções disruptivas para acompanhar essas transformações.

Na Companhia, a transformação digital é uma realidade para conduzir processos internos de forma mais ágil, propiciar o melhor suporte técnico às operações, criar soluções que proporcionem um atendimento mais eficaz aos clientes e que agreguem valor ao nosso portfólio.

Buscamos parcerias com outras empresas e startups para desenvolver novas soluções e tornar a experiência dos clientes cada vez melhor. Nossas ofertas estão alinhadas à transformação digital, com multiconexão, automação e inteligência artificial, realidade aumentada e Internet das Coisas (IoT), aplicáveis a diferentes segmentos de negócio.

Tendo consciência da importância da constante atualização da tecnologia de nossas redes, investimos na transição das redes metálicas da área de concessão para redes óticas, que proporcionam tecnologias GPON, SGPON e XGPON, mais velozes no tráfego de dados e maior qualidade no sinal. No final de 2019, 57,7% dos clientes dessa região estavam conectados em fibra. Fora da área de concessão, 100% da rede é ótica.

Sabemos que o desenvolvimento de novas soluções caminha em conjunto com uma mudança estrutural e de cultura da forma sobre como os processos são conduzidos. Por isso, realizamos experimentações ágeis, com análises consistentes, e buscamos apresentar resultados que permitam não só gerar valor para clientes e suas cadeias de valor, mas também incorporar inovações a processos internos.

Algar Telecom realiza testes com tecnologia 5G

Obtivemos permissão da Anatel, em agosto de 2019, para realização de testes com a tecnologia 5G. Os primeiros testes foram realizados em laboratório e, posteriormente, ficaram abertos para o público por um período de dez dias. Realizamos os experimentos em parceria com a Huawei e a Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na ocasião, medimos variáveis como a taxa de dados alcançada, a latência da rede e o consumo de energia. A comercialização do serviço dependerá do leilão para a operação das faixas do 5G, que deve acontecer no segundo semestre de 2020, conforme divulgado pela Anatel.