Saúde e Segurança

A Algar Telecom mantém a Liga da Segurança, que tem o objetivo de implementar a cultura de gestão de riscos em segurança pessoal e do negócio, em todos os níveis de responsabilidade (tanto para associados quanto fornecedores); gerar mudança no modelo de pensamento e novos hábitos; e contribuir para a geração de valor para o negócio, por meio de boas práticas de segurança. O modelo de gestão da mudança abrange temas como segurança do trabalho, segurança da informação e infraestrutura, além de questões transversais de sustentabilidade. A iniciativa tem impacto sobre normas, políticas, procedimentos, definição e comunicação sobre responsabilidades, estrutura de suporte para gestão de segurança, além das ações de monitoramento e controle.

Em paralelo, para promover a saúde e a segurança dos associados, o grupo Algar conta com o Programa Algar + Saúde, que realiza ações voltadas à prevenção de doenças e à qualidade de vida, como campanhas de conscientização, exames periódicos, acompanhamento médico e nutricional, entre outras práticas. Por meio do Programa, são gerados indicadores sobre as condições de saúde dos associados, o que permite o planejamento e a implementação de projetos específicos.

Dispomos também do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que conta com uma equipe multidisciplinar (composta por técnicos e engenheiros de segurança, médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas) e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), que têm a missão de observar e relatar condições de riscos nos ambientes de trabalho, além de contribuir para propostas de mitigação. Com representantes indicados pela empresa e membros eleitos pelos associados, as CIPAs estão presentes em todas as unidades operacionais com mais de 50 associados. Em 2019, 90% dos associados estavam representados por elas.

Outras equipes importantes para esse tema são o Comitê de Ergonomia e Saúde, criado para realizar análises ergonômicas dos postos de trabalho, e a Brigada de combate ao Incêndio, que atende ao disposto da NR 23 e instrução técnica do corpo de bombeiros de cada Regional, e realiza simulados de abandono conforme legislação estadual.