Relacionamento com Fornecedores
GRI 102-9, 102-10
A Central de Compras Corporativas (CCC) foi instituída em 2014 com o intuito de centralizar as atividades de compras, dar uma abordagem mais estratégica do que transacional e, portanto, contribuir para um melhor desempenho econômico e financeiro dos negócios através da adoção de boas práticas de compra.
Em 2019, realizamos transações com aproximadamente 4.356 fornecedores através de 48.678 ordens de compra. As principais contratações envolveram prestadores de serviços de rede e fornecedoras de tecnologia e equipamentos. A maior parte das empresas que contratamos está localizada na região Sudeste.
O planejamento estratégico é realizado com o suporte de uma área de Inteligência de Mercado, e os processos são executados pelo Centro de Soluções Compartilhadas (CSC), que atua na negociação, compra, contratação, avaliação e desenvolvimento de fornecedores. As negociações efetuadas pela Algar Telecom têm como base a aplicação da metodologia Total Cost of Ownership (TCO – Custo Total de Propriedade), que busca garantir maior transparência e regularidade aos processos, auditorias internas, gestão dos contratos e apuração dos resultados internos da área.
Temos uma Política de Compras e Contratação de Serviços, e outras pertinentes ao tema, como a de Relacionamento com Órgãos Públicos e de Brindes. Dispomos de portal de compras, no qual nossos parceiros atuais e potenciais podem acessar o Código de Conduta do Fornecedor, as políticas aplicáveis à relação com a Companhia, o Guia para Cadastro de Novos Fornecedores e o Manual de Usuário desse canal.
Antes e depois de contratados, os fornecedores são submetidos a avaliações jurídico-fiscais, econômico-financeiras e técnicas. Também são analisados aspectos atrelados aos direitos humanos, meio ambiente (conformidade ambiental), segurança de alimentos, saúde e segurança operacional e de responsabilidade social. Nosso contrato prevê cláusulas relacionadas aos quesitos avaliados e o desempenho dos fornecedores é analisado por meio de indicadores, de forma a identificar desvios que comprometam a qualidade dos nossos serviços.