Gestão de Pessoas
Conscientes da nossa responsabilidade com nossos 4.416 associados, somos cuidadosos com a gestão de pessoas e oferecemos um ambiente de desenvolvimento pessoal e profissional, de participação (baseado na filosofia de Empresa-Rede), de reconhecimento por meritocracia e de bem-estar.
Em 2019, a área de Talentos Humanos desenvolveu o Programa TH+, tendo em vista a ênfase em seu papel estratégico para alinhar as metas corporativas da Algar Telecom às expectativas e ao bem-estar dos associados. Entendemos que para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, precisamos garantir o envolvimento dos nossos profissionais aos valores da Companhia. Nesse sentido, a gestão de pessoas transcende a contratação e engloba a retenção e o engajamento dos associados. Em 2019, trabalhamos a reputação (employer branding) da Companhia, a fim de manter uma imagem positiva perante novos talentos e aumentar o nível de satisfação de nossos profissionais.
Aliando tecnologia e inovação, implementamos o Programa de Gente e Gestão, em 2019, que automatizou processos de Talentos Humanos, assegurando agilidade e personalização na gestão dos nossos associados. Dessa forma, os líderes podem avaliar seus liderados e fazer solicitações referentes à área de Talentos Humanos de forma automatizada. O papel da área de Talentos Humanos também é essencial no tombamento da metodologia ágil para os processos desenvolvidos pela Companhia, expandindo o método que já está em curso na Estação (clique aqui para saber mais).
Diante do crescimento e da expansão territorial de nossas operações, nossa atuação em 2019 foi focada na disseminação da cultura organizacional, tanto para novos associados quanto para profissionais que já faziam parte do quadro da Companhia. No ano anterior, o grupo Algar passou por um processo de evolução de sua cultura organizacional, para fortalecer traços culturais que nos permitirão crescer de forma perene e sustentável. Para disseminar os atributos que devem ser seguidos pelos associados, foram realizados treinamentos e ações de engajamento ao longo do ano de 2019, com a participação de associados de todos os níveis hierárquicos para que todos conheçam os atributos, sua importância e os impactos na rotina da Companhia.
Atributos da cultura organizacional
Os quatro atributos da cultura organizacional da Algar Telecom congregam dois comportamentos esperados dos nossos associados, considerando aspectos fundamentais para a evolução para um modelo mental (mindset) mais digital, simples e conectado. A nova cultura reflete o nosso foco em crescimento aliado à inovação e à aplicação de metodologias ágeis para proporcionar o melhor ambiente aos associados e a melhor experiência de atendimento ao cliente:
Atributo perene
- Entrega o que promete e faz escolhas que garantam a execução.
- Faz a gestão de riscos e das oportunidades do nosso negócio.
Atributo confiável
- Pratica as conversas necessárias com foco no que é melhor para a Algar Telecom.
- Cultiva o ambiente aberto no qual todos se sintam ouvidos e considerados.
Atributo ágil
- Toma decisão com autonomia e responsabilidade.
- Simplifica para dar agilidade.
Atributo inovador
- Age orientado pelo cliente/mercado e com foco na rentabilidade.
- Erra rápido, corrige rápido e aprende.
Ao longo de 2019, conduzimos três pesquisas para avaliar a aderência dos associados aos comportamentos da cultura organizacional. O percentual de favorabilidade chegou a 80% e, com base nesse indicador, foram mapeados os atributos que serão enfatizados no trabalho de disseminação da cultura organizacional em 2020.
Perfil dos associados
GRI 102-7, 102-8
Ao analisar as características do nosso quadro de associados, como a divisão por idade, gênero e região de trabalho, podemos ser mais assertivos no planejamento das atividades de gestão de pessoas, na elaboração de políticas e procedimentos e na busca por melhores condições de trabalho.
Conheça um pouco mais sobre o perfil de nossos associados.